18 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
28/09/20 às 15h12 - Atualizado em 29/09/20 às 14h04

INSTALAÇÃO DE NOVA ARMADILHA LARVTRAMPA CHEGARÁ NA CANDANGOLÂNDIA

COMPARTILHAR

Desde abril deste ano a Vigilância Ambiental vem instalando na Candangolândia, armadilhas chamadas ovitrampas para a coleta de ovos do mosquito Aedes aegypti. Ao todo são doze armadilhas espalhadas em doze residências da cidade. Apesar de poucas elas são suficientes para monitorar a infestação de mosquitos, funcionando como uma espécie de sentinela. O resultado da coleta de ovos permite direcionar as ações de prevenção e controle executadas pelos agentes de vigilância em conjunto com a população.

Nessa quarta-feira (30/09/2020), será instalada outra forma de controle adicional, a armadilha “larvtrampa”. A larvtrampa será instalada em uma quantidade grande, na área que ovitrampa indicou maior infestação. A ideia é permitir que as fêmeas coloquem ovos na armadilha, assim as larvas que surgirem na armadilha morrerão devido a presença de um inseticida acionado à mesma. Trinta e oito armadilhas deste tipo serão instaladas e permanecerão na localidade selecionada por um mês. A participação dos moradores que as receberem é muito importante. Isto porque será necessário, o reabastecimento da armadilha com água de torneira semanalmente.

O morador receberá instruções sobre o procedimento ao receber a visita do agente. É importante dizer que esta estratégia de controle não substitui o cuidado diário e permanente dos moradores para evitar a formação de criadouros do mosquito. Ao fim de um mês, as armadilhas serão removidas e instaladas na nova área indicada pelas ovitrampas.


 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros