16 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
22/09/21 às 14h20 - Atualizado em 8/10/21 às 11h33

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE CÃES E GATOS

COMPARTILHAR

A Administração Regional da Candangolândia informa, que será realizada a “Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos”. A Gerência da Vigilância Ambiental de Zoonoses, realizará a campanha somente no dia 25 de setembro das 8h às 17h e teremos um ponto de atendimento, no estacionamento da Administração da Candangolândia. Podem ser imunizados cães e gatos saudáveis, acima de três meses de idade e devem ser vacinados pelo menos uma vez por ano.                                                         

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o objetivo é contribuir para o controle da doença nessas espécies, e que tem como resultado a diminuição considerável de casos de raiva em humanos.

Sinais clínicos suspeito de raiva no cão:

Quando o animal está contaminado com o vírus da raiva animal pode tornar-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficar triste, procurando lugares escuros; O latido torna-se diferente do normal; Fica de boca aberta e com muita salivação; Recusa alimento ou água, tendo dificuldade de engolir (parecendo engasgado); Fica sem coordenação motora, passa a ter convulsões, paralisia das patas traseiras (como se estivesse descadeirado); paralisia total e morte.

Os sintomas da raiva no animal são:

  • Excitação
  • Agressividade
  • Medo
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Demência

– A morte do animal contaminado acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Além de cães e gatos, bois, vacas, coelhos e morcegos também são transmissores da raiva.

O que fazer ao ser mordido por um cão:

Mesmo que o animal seja vacinado, é necessário lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra; Procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS); Comunicar à Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, pelo telefone (61) 2017-1342 ou ao Disque Saúde – 160 pelo e-mail: zoonosesdf@gmail.com.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros