22 de junho

28/02/24 às 11h22 - Atualizado em 28/02/24 às 11h22

SOROTIPOS DA DENGUE

🦟 Considerada uma doença infecciosa, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ela possui quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que podem causar a forma clássica ou evoluir para quadros graves como choque por dengue, hemorrágica ou acometimento direto de vários órgãos como fígado, cérebro e coração.

No DF, a Saúde dispõe do exame PCR em Tempo Real (RT-PCR) – Reação em Cadeia da Polimerase -, responsável por determinar qual dos sorotipos está causando a infecção. O teste é analisado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) a partir da amostra de sangue colhida na Atenção Primária: tendas de hidratação ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Desde o início de 2024, o laboratório registrou mais de 17 mil amostras de casos suspeitos de dengue processadas por meio da técnica de RT-PCR.

📲 Leia a notícia completa: https://mla.bs/b9c66b68

#sesdf #saudedf #dengue #sorotipos #Lacen #LacenDF