24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/04/24 às 9h10 - Atualizado em 23/04/24 às 9h10

TRILHA PIRÁ-BRASÍLIA EM COMEMORAÇÃO AOS 64 ANOS DE BRASILIA

COMPARTILHAR

TRILHA PIRÁ-BRASÍLIA

A Candangolândia, berço dos primeiros pioneiros que chegaram à Brasília em 1956 para trabalharem na construção da nova capital brasileira, é uma região administrativa rica em aspectos históricos que trazem em sua memória parte da organização do Governo Federal no planejamento de Brasília e no acolhimento das famílias recém-chegadas. O nome da cidade faz alusão aos candangos, termo que serviu para designar os trabalhadores pioneiros que aqui chegavam.

Além da riqueza histórica, a cidade se caracteriza por sua exuberância natural, uma vez que possui um cinturão verde que abrange o Parque Ecológico e Vivencial da Candangolândia e a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico – Santuário de Vida Silvestre Riacho Fundo, onde abrigam espécies endêmicas, dentre elas o peixe Pirá-Brasília (Simpsonichthys boitonei), que atualmente consta na lista dos animais vulneráveis à extinção. Pela cidade também passam dois importantes córregos: córrego Guará e córrego Riacho Fundo, um dos principais afluentes do Lago Paranoá.

Diante do contexto, a COMDEMA – Comissão de Defesa de Meio Ambiente da Candangolândia – com objetivo de resgatar e evidenciar o valor ambiental e patrimonial do território, está organizando a construção e inauguração da Trilha Pirá-Brasília, em parceria com o Grupo de Caminhadas Brasília. A trilha, cuja extensão será de aproximadamente 4,5 km, terá percurso parcial dentro do Parque Ecológico e Vivencial da Candangolândia e seguirá em zona urbana passando por pontos que revelarão a historicidade do ambiente:

1ª Olaria de Brasília: Antiga fábrica de tijolos localizada no interior do Parque Ecológico e Vivencial da Candangolândia

1ª Escola de Brasília: Anteriormente denominada como Grupo Escolar 1, o Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek foi a primeira escola construída, em 15 de Outubro de 1957, para acolher os filhos dos pioneiros

1ª Igreja de Brasília: A Igreja São José Operário inaugurada em 1957 recebeu esse nome em homenagem aos primeiros operários que vieram para trabalhar na construção da cidade

Praça da Bíblia: Localizada na área central da cidade, a praça possui ao seu redor algumas igrejas. Por essa razão, ela recebe essa denominação.
Posto Guarapari: Primeiro posto de combustível de Brasília e primeiro posto BR do Brasil.

1ª Sede da Novacap: Atual Administração Regional da Candangolândia

Caixa Forte: Atualmente localizado no subsolo da biblioteca da cidade, o caixa forte era o cofre onde se guardava o dinheiro para pagamento dos pioneiros;
SAPS: Localizado na Praça do Bosque, foi o primeiro restaurante comunitário de Brasília e produzia refeições para alimentar os trabalhadores da Novacap.
Praça dos Estados: Com mastros de todas as bandeiras dos estados brasileiros, o local representa o ponto de chegada dos primeiros trabalhadores e as diversas regiões de origem dos candangos. A praça também possui placas com nomes dos pioneiros.
Rua do Sossego: Local de Moradia dos engenheiros e membros da Presidência da Novacap.

Núcleo de Custódia: Primeiro presídio de Brasília. Atualmente é a sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental

Mapa do site Dúvidas frequentes