Noticia Aberta
VIGILÂNCIA AMBIENTAL ESTÁ FAZENDO OPERAÇÃO CONTRA ESCORPIÕES
COMPARTILHAR
Agentes de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde em parceria com a Administração da Candangolândia, estivem na QR 5 e QR 7 em uma operação contra os escorpiões. Essas quadras foram escolhidas por apresentar maior número de reclamações da presença desses animais peçonhentos.
Na ação, foram identificadas 85 casas prioritárias para receber a visita de técnicos que identificarão as condições que permitem a presença de escorpiões.
Nas cidades, os escorpiões são animais peçonhentos que gostam bastante de estar próximos de nós. Procuram abrigos e alimento nos quintais e no interior das residências. Para prevenir acidentes, é muito importante evitar esconderijos como entulhos, restos de materiais de construção, frestas nas paredes e muros. Outros lugares que eles também gostam são as caixas de esgoto, eletricidade, telefone etc. Todos esses ambientes são ideais para reprodução de escorpiões porque são úmidos, escuros e, muitas vezes, com bastante alimento, as baratas.
Evite a visita dos escorpiões, eliminando o acesso a esses ambientes. Coloque rodo de vedação nas portas e telas nas janelas e ralos. Mantenha a interruptores, tomadas, luminárias bem encaixadas para que não haja frestas. Acondicione o lixo de forma correta e realize periodicamente a limpeza da caixa de gordura. Faça o controle das baratas com inseticidas sólidos (pó ou gel), pois inseticidas pulverizados costumam fazer com que os escorpiões se espalhem no ambiente. Vale lembrar que o uso de inseticidas para o controle de escorpiões é pouco eficaz. Previna acidentes.
A Administração tem a operação de inservíveis, que já é fundamental para evitar o aparecimento de escorpiões, ratos e formação de criadouros de mosquitos, então não faça o acumulo de inservíveis em sua residência, solicite a administração o recolhimento.
Em casos de aparecimento de escorpiões ligue para o Núcleo de Vigilância Ambiental do Núcleo Bandeirante pelo telefone 3449-4468.
Sei que vocês já fazem com frequência o recolhimento de inservíveis na cidade. Vale a pena ligar essa ação a questão de ser uma forma de evitar aparecimento de escorpiões, ratos e formação de criadouros de mosquitos