15/12/20 às 15h38 - Atualizado em 15/12/20 às 15h38

ADMINISTRAÇÃO E VIGILÂNCIA AMBIENTAL FAZ INSPEÇÃO NAS RESIDÊNCIAS DA QUADRA 02

Hoje (15/12), a Administração Regional da Candangolândia e a Vigilância Ambiental, realizou a inspeção nas residências da Quadra 02, devido ao grande número de escorpiões que estão aparecendo em suas residências, isso foi uma solicitação dos moradores, pelo nosso canal da ouvidoria.

Para evitar acidentes, a Vigilância Ambiental recomenda colocar telas nos ralos e janelas rodos duplos de borracha nas portas e controlar a presença de baratas, principal alimento deste animal.

De acordo com o biólogo da Vigilância Ambiental, Israel Martins Moreira, para impedir que os escorpiões se proliferem é preciso retirar entulhos, restos de material de construção e montes de lixo. "Esses espaços formam o ambiente ideal para o bicho se esconder", diz ele.

O biólogo alerta ainda que é necessário manter as instalações elétricas e luminárias bem encaixadas. “Para não funcionarem como porta de entrada do escorpião em casa, pois eles podem se esconder em tubulações e frestas”, explica

A Vigilância Ambiental é responsável por promover ações de controle e prevenção no Distrito Federal. Caso seja constatada a presença de escorpião dentro da residência, o serviço pode ser acionado por meio do número (61) 2017-1344 ou pelo Disque-Saúde 160.

Em caso de picada, o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) está disponível nas 24 horas do dia para dar as primeiras orientações, por meio do telefone 0800 644-6774. Mesmo que a maioria dos acidentes com o animal peçonhento seja leve, a Secretaria de Saúde recomenda que a vítima procure a emergência dos hospitais ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).